"Conclave" - o centro da igreja católica

Conclave é um filme que vai direto ao assunto. O Papa morreu e, por conseguinte, é necessário reunir o Conclave, isto é, todos os cardeais de modo a proceder à eleição de um novo Papa.
Cabe ao Cardeal Lawrence organizar o Conclave e dirigir a organização desta eleição. A sua missão vai levar a que descubra vários segredos de Cardeais e ter lidar com diversas adversidades. É uma tarefa árdua, exigente e que nos demonstra o que pensa cada cardeal.
É na diversidade de opiniões dos Cardeais que nos deparamos com dois lados: um lado mais liberal, em que se pretende uma Igreja mais progressista e aberta aos desafios dos tempo; já do outro lado temos uma imagem mais conversa cujo objetivo é voltar às velhas tradições da Igreja e dos tempos antigos.
Conclave é um filme modesto, que nos demonstra o centro da Igreja e das suas decisões. É bastante intimista e consegue humanizar a figura dos vários Cardeais.
O filme é muito bem filmado e consegue aproveitar as cores de cada cenário e das vestes dos Cardeais para abrilhantar o filme. A própria trilha sonora consegue causar tensão ao espectador, que fica sempre na dúvida do que vai acontecer.
É, certamente, um dos filmes do ano e candidato à época dos prémios.