"Gladiador 2" - a ascensão de um figura

15-11-2024

Depois do conceituado Gladiador que valeu o Óscar de melhor filme, Ridley Scott volta ao imaginário da Roma Antiga com Gladiador 2.

Depois da morte de Maximus a história prossegue noutra geração em que temos Lucius, antigo herdeiro do Império Romano, no papel de Hanno que se torna um gladiador depois da invasão do Império Romano para a sua terra. 

Hanno antes de saber que era filho de Maximus e neto de Marco Aurélio, vive como escravo e através da sua figura enquanto gladiador pretende ascender socialmente e ganhar a sua liberdade. É nisso que o filme acabar por se incidir nesta figura que se vai tornar emblemática como o seu Pai.

Gladiador 2 ocorre a um ritmo apressado, em que por vezes deixa a sensação de ser um produto inacabado. Algumas cenas determinantes da história ocorrem de forma forçada para dar continuidade a uma narrativa com muita mística. 

Com a Roma Antiga como cenário sentimos facilmente que estamos nesta época, com uma aposta forte em vestes alusivas a esta época e um cenário urbano que nos faz dar a conhecer o Império Romano.

É um filme com muitas personagens, todas elas com interpretações fortes. Gostaria de destacar a interpretação de Paul Mescal, Pedro Pascal e Denzel Washington que deram brilho a este novo filme de Ridley Scott.

Não ficará eternizado com o primeiro, mas ainda assim, mesmo com algumas falhas e lacunas, consegue-nos entreter durante quase 2 horas e meia. É, certamente, um candidato forte na corrida aos Óscares.


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora